Política de Privacidade
Otima S.A.




É ambição da Otima S.A. ser uma empresa de excelência, onde valorizamos a transparência na relação com os nossos clientes. Um dos compromissos nesta relação traduz-se em proteger e respeitar a sua privacidade e os seus dados.

A presente política de privacidade fornece-lhe uma visão geral de todas as situações possíveis em que há uma interação entre a Otima S.A. e o cliente.

Quando há uma partilha dados pessoais com a Otima S.A. ou quando há uma recolha de dados pessoais, é seguida a presente Política. Se tiver quaisquer questões ou preocupações relativas aos seus dados pessoais, por favor contacte-nos por email para dpo@otima.pt ou através de correio para:

Otima S.A.
Av. Fontes Pereira de Melo, 410
4100-260 Porto
Tel: 225320250 | otima@otima.pt

Quem Somos
A Otima S.A. é responsável pelos dados pessoais que recolhe no âmbito das suas atividades, pertencendo ao Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A
Representante: José Miguel Vilaverde Pinto Gomes
“Dado pessoal” é qualquer informação que possa identificá-lo quer diretamente (por exemplo, o seu nome) ou indiretamente (por exemplo, dados apresentados sob um pseudónimo, tal como um número de identificação único).
A Otima S.A. pode recolher os seus dados ao abrigo de um imperativo legal ou normativo, de uma relação contratual, de um interesse legítimo da Otima S.A. (no sentido de melhorar os seus produtos e serviços) e/ou de um consentimento informado. Esta recolha pode ser realizada através do nosso website/endereço eletrónico, por contacto telefónico ou presencialmente.
Podemos partilhar os seus dados pessoais dentro da Mercedes Benz Portugal e Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A para cumprir as obrigações legais ou contratuais, para melhorar os nossos produtos e serviços ou após ter obtido o seu consentimento.
Dependendo da finalidade para as quais são recolhidos, e exclusivamente na medida da necessidade de conhecimento, as entidades da Mercedes Benz Portugal e Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A podem ter acesso a alguns dos seus dados pessoais; quando possível os dados são apresentados sob um pseudónimo (não permitindo a identificação direta), e, sempre que necessário para lhe fornecer os serviços solicitados.
Podemos partilhar os seus dados pessoais com entidades externas subcontratadas de confiança ou entidades da Mercedes Benz Portugal e Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A para efeitos de segurança e marketing. Adicionalmente, existem entidades externas que auxiliam a Otima S.A. no fornecimento de serviços de IT, tais como fornecedores de plataformas, serviços de hospedagem, manutenção e de assistência a bases de dados, bem como ao software e aplicações que podem conter dados sobre si (tais serviços podem por vezes implicar acesso aos seus dados para a realização das tarefas necessárias).
Os dados que recolhemos de si e pelos quais somos responsáveis estão armazenados num local na União Europeia. Podem também ser igualmente tratados por funcionários fora da União Europeia, que trabalhem para a Otima S.A., Mercedes Benz Portugal ou Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A para um dos nossos fornecedores de serviços.
Só armazenamos os seus dados pessoais pelo tempo necessário para atingir a finalidade associada ao tratamento dos mesmos. Para determinar o período de retenção dos dados, usamos os seguintes critérios:

1. Quando adquirir produtos e serviços, a Otima S.A. conserva os seus dados pessoais durante a vigência da relação comercial estabelecida;
2. Quando participar em ofertas promocionais, a Otima S.A. conserva os seus dados pessoais durante a vigência da oferta promocional;
3. Quando contactar a Otima S.A. para efetuar questões, os seus dados pessoais são conservados pelo período necessário para o tratamento da sua questão;
4. Quando criar uma conta, a Otima S.A. conserva os seus dados pessoais até que exerça o seu direito à eliminação ou após um período de inatividade 60 meses;
5. Quando tenha consentido em marketing direto, a Otima S.A. conserva os seus dados pessoais até que anule a subscrição ou exerça o seu direito à eliminação ou, após um período de 60meses de inatividade;
6. Quando são colocados cookies no seu computador, a Otima S.A. conserva-os enquanto for necessário para atingir os seus objetivos (por exemplo cookies de sessão de identificação) definido nos termos dos regulamentos e orientações locais;

A Otima S.A. pode reter alguns dos seus dados pessoais para cumprir as suas obrigações legais ou regulamentares, bem como para administrar os seus direitos (por exemplo para fazer valer as petições em Tribunais) ou para efeitos estatísticos ou históricos.
Quando já não seja necessária a utilização dos seus dados pessoais, estes serão removidos dos sistemas da Otima S.A. ou mantido de forma anónima para que não possa ser identificado a partir dos dados.
A Otima S.A. está empenhada em manter os seus dados pessoais protegidos e toma todas as precauções adequadas para o fazer. Como tal, é exigido contratualmente que as entidades externas de confiança que tratam dos seus dados pessoais em nome da Otima S.A. façam o mesmo.

Redes Sociais e conteúdos gerados pelos utilizadores

Algumas das plataformas online permitem aos utilizadores apresentar os seus próprios conteúdos. Por favor lembre-se que qualquer conteúdo submetido numa das plataformas de social media podem ser vistas pelo público, portanto, deve ser cauteloso quanto ao fornecimento de alguns dados pessoais. A Otima S.A. não é responsável por quaisquer ações de outras pessoas se publicar dados pessoais numa das nossas plataformas de social media e a Otima S.A. recomenda que não partilhe informação desse cariz.
DADOS PESSOAIS FINALIDADE FUNDAMENTO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
Nome, telefone e Email Realização da proposta comercial Realização de diligências pré-contratuais a pedido do titular Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Nome, Morada, Telefone e Email, Nº do Cartão de Cidadão Realização do contrato de aquisição do veículo Realização de um contrato Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Modelo 3 IRS, Cartão de Cidadão, comprovativo de rendimentos, comprovativo IBAN e morada. Rendimentos podem ser pedido ao casal, ascendentes/descendente e fiador/avalista. Financiamento da aquisição do veículo Realização de um contrato Otima S.A.
Mercedes-Benz Financeira
Cetelem
BBVA
Santander Consumer
Modelo 1, Cartão de Cidadão (fotocópia) com autorização da fotocópia. Legalização do veículo Imposição legal Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Conservatória
Nome, Carta de condução, Nº do Cartão de Cidadão, , Morada, Nº de telemóvel e Email. Realização de Test-drive Interesse Legítimo Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Nome, Email, Telemóvel, Matrícula do Smart, Oficina preferencial Associação ao Clube Smart Consentimento Mercedes-Benz Portugal
Otima S.A. (quando aplicável)
Nome, Email, Telefone, Morada, Data de Nascimento, Nº do Cartão de Cliente Cartão de Cliente Consentimento Otima S.A.
Creative Labs – Global ID
Nome, morada (rua, nº, andar, nome de edifício, localidade, apartado, código postal, localidade, distrito, concelho, código de concelho), dados do Cartão do Cidadão (sexo, nacionalidade, data de nascimento, NIF), título, língua de contacto, profissão, empresa, cargo, departamento, tel. Empresa, tel. Privado, tel. Móvel, e-mail empresa, e-mail privado, fax. Dados do veículo a adquirir Concessionário preferido Informação de serviços (por ex., reparações) Interesse legítimo Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Nome, morada (rua, nº, andar, nome de edifício, localidade, apartado, código postal, localidade, distrito, concelho, código de concelho), dados do Cartão do Cidadão (sexo, nacionalidade, data de nascimento, NIF), título, língua de contacto, profissão, empresa, cargo, departamento, tel. Empresa, tel. Privado, tel. Móvel, e-mail empresa, e-mail privado, fax. Dados do veículo Dados da pessoa de contacto Dados da empresa Nome, rua, nº, andar, nome de edifício, localidade, apartado, código postal, localidade, distrito, concelho, Código de concelho, setor de atividade, NIF, telefone de empresa, fax empresa, email empresa, pessoa de contacto, nome, sobrenome, apelido, cargo, departamento, origem, temperatura, bloqueio de futuros contactos Contactos: Data de contacto, tipo de contacto, vendedor, resultado do contacto, temperatura do contacto, data do próximo contacto, tipo do próximo contacto, vendedor Veículo de interesse Veículo atual Concessionário preferido Concessionário mais próximo Primeiro concessionário Concessionário de venda Assistência a Veículos Consentimento Otima S.A.
Mercedes-Benz Portugal
Utilização de cookies Acesso ao Website da Otima S.A. Interesse legítimo Otima S.A.
Netmais Consultores
Nome, Email, Telemóvel e Observações Pedido de Informação Comercial no Website da Otima S.A. Interesse legítimo Otima S.A.
Netmais Consultores
Dados pré-definidos e preenchidos por si no âmbito da utilização das redes sociais em questão Utilização de redes sociais associadas à Otima S.A. Interesse legítimo Otima S.A.
Rede social em questão (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube)
Email, matrícula, nº de telefone, BI/CC, Sexo, Data de Nascimento, Tipo de Cartão de fidelidade, Nº de Cartão de Fidelidade, Data de expiração do Cartão de Fidelidade, Telefone, Localidade, Veículo atual, Nome Cartão de cliente Consentimento Nasamotor, Veículos e Peças, S.A.
Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A
Nome, morada (rua, nº, andar, nome de edifício, localidade, apartado, código postal, localidade, distrito, concelho, código de concelho), dados do Cartão do Cidadão (sexo, nacionalidade, data de nascimento, NIF), título, língua de contacto, profissão, empresa, cargo, departamento, tel. Empresa, tel. Privado, tel. Móvel, e-mail empresa, e-mail privado, fax. Dados do veículo Dados da pessoa de contacto Dados da empresa Nome, rua, nº, andar, nome de edifício, localidade, apartado, código postal, localidade, distrito, concelho, Código de concelho, setor de atividade, NIF, telefone de empresa, fax empresa, email empresa, pessoa de contacto, nome, sobrenome, apelido, cargo, departamento, origem, temperatura, bloqueio de futuros contactos Contactos: Data de contacto, tipo de contacto, vendedor, resultado do contacto, temperatura do contacto, data do próximo contacto, tipo do próximo contacto, vendedor Veículo de interesse Veículo atual Concessionário preferido Concessionário mais próximo Primeiro concessionário Concessionário de venda Campanhas de Marketing Consentimento Otima S.A.,
Grupo Ariane - Administração e Serviços, S.A
A Otima S.A. respeita o seu direito à privacidade e à proteção dos seus dados: é importante que seja capaz de controlar os seus dados pessoais. Tem os seguintes direitos:
Os seus direitos O que significa?
O direito a ser informado Tem direito a obter informação clara, transparente e facilmente compreensível acerca da forma como usamos os seus dados pessoais e acerca dos seus direitos. É por essa razão que lhe fornecemos informação na presente Política.
O direito de acesso Tem direito de acesso aos dados pessoais que detemos sobre si (sujeito a determinadas limitações). Podemos cobrar uma taxa razoável tendo em consideração o custo administrativo do fornecimento da informação. Pedidos manifestamente infundados, excessivos ou repetitivos poderão não ser respondidos. Para o fazer, contacte-nos por favor para os dados infra referidos.
O direito de retificação Tem direito à retificação dos seus dados pessoais se estiverem incorretos ou desatualizados e/ou a completá-los se estes estiverem incompletos. Para o fazer, contacte-nos por favor para os dados abaixo. Se tiver uma conta, pode ser mais fácil corrigir os seus próprios dados através do login no nosso website.
O direito de apagamento/direito a ser esquecido Em alguns casos, tem direito a que os seus dados pessoais sejam apagados ou eliminados. Tenha em consideração que este não é um direito absoluto, uma consideração que este não é um direito absoluto, uma vez que podemos ter fundamentos legais ou legítimos para a retenção dos seus dados pessoais. Se deseja que eliminemos os seus dados contacte-nos por favor para os dados abaixo.
O direito de oposição a marketing direto, inclusive à criação de perfis Pode eliminar a subscrição ou optar por ser removido das nossas comunicações diretas de marketing a qualquer momento. A forma mais fácil de o fazer é clicando na ligação “eliminar a subscrição” em qualquer mensagem eletrónica ou comunicação que lhe enviarmos. Também nos pode contactar para os dados abaixo.
O direito de, a qualquer momento, retirar o consentimento para o tratamento de dados baseado no consentimento Pode retirar o seu consentimento ao nosso tratamento dos seus dados quando o referido tratamento for baseado no seu consentimento. A retirada do consentimento não afeta a legalidade do tratamento baseado no consentimento antes da respetiva retirada.
O direito a opor-se ao tratamento tendo como base interesses legítimos Pode opor-se em qualquer momento ao tratamento dos seus dados quando o referido tratamento tem por base um interesse legítimo. Remetemos para a tabela inserida na secção “que dados recolhemos e como os utilizamos”, especialmente a coluna “Qual é a base legal para o tratamento dos seus dados?” para identificar quando o nosso tratamento é baseado em interesses legítimos. Para o fazer, contacte-nos por favor para os dados abaixo.
O direito a apresentar uma queixa junto da autoridade supervisora Tem direito de contactar a autoridade para a proteção de dados do seu país de forma a apresentar uma queixa contra as práticas de proteção de dados e privacidade da Nasamotor, Veículos e Peças, S.A. Não hesite em contactar-nos para os dados infra referidos antes de apresentar qualquer queixa junto da autoridade de proteção de dados competente, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
O direito à portabilidade dos dados Tem direito de mover, copiar ou transferir os dados da nossa base de dados para outra. O presente aplica-se apenas a dados que forneceu, quando o tratamento se basear no seu consentimento ou em contrato e o tratamento for realizado por meios automatizados. Remetemos para as tabelas inseridas na seção “que dados recolhemos e como os usamos”, especialmente a coluna “Qual é a base legal para o tratamento dos seus dados?” para identificar quando o tratamento é baseado na execução de um contrato ou no consentimento. Para mais informações, contacte-nos por favor para os dados abaixo.
O direito à restrição Tem direito a solicitar a restrição do tratamento dos seus dados. Este direito significa que o nosso tratamento dos seus dados é restrito, portanto podemos armazená-los, mas não os podemos utilizar, nem os submeter a tratamento adicional. Aplica-se em circunstâncias limitadas enumeradas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados.
O direito a desativar os Cookies Tem direito a desativar os Cookies. As configurações dos motores de busca da Internet estão normalmente programadas para, por defeito, aceitar Cookies, mas pode facilmente ajustá-las pela alteração das configurações do seu motor de busca. Muitos cookies são usados para melhorar a utilização e funcionalidade os websites/apps. Se deseja restringir ou bloquear todos os cookies que estão configurados pelos nossos websites/apps (que podem impedi-lo de utilizar certas partes do site), ou quaisquer outros websites/apps, pode fazê-lo através das configurações do seu motor de busca. A função de ajuda no seu motor de busca deve dizer-lhe como fazê-lo.
Se tiver quaisquer questões ou preocupações acerca do modo como a Otima S.A. utiliza os seus dados pessoais ou gostaria de exercer qualquer dos seus direitos acima, por favor contacte-nos para dpo@otima.pt ou por escrito para Av. Fontes Pereira de Melo, 410, 4100-260 Porto.

INFORMAÇÃO DO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS
José Miguel Vilaverde Pinto Gomes
225 320 250
dpo@otima.pt

Serviço de apoio ao cliente da Otima S.A.
Linha telefónica: 225 320 250, disponível das 08h30 às 19h30 de 2ª a 6ª feira

Politica de Privacidade Otima S.A., versão 1.0
Porto, 16 de Maio de 2018